Utilizando Bluetooth com DHT11 e Wifi

Boa noite bípedes interessados no componente ESP32 !

Nesta postagem iremos mostrar como configurar o DHT11 para enviar informações via Bluetooth.

Para a utilização do componente DHT11 é necessário instalar algumas bibliotecas no Arduino IDE. Para isso você deve ir em Ferramentas -> Gerenciar bibliotecas. Nesse passo, você deve pesquisar por dht e instalar o "DHT Sensor Library". O segundo você deve pesquisar por adafruit e instalar o "Adafruit Unified Sensor". Os dois devem ser instalados na versão mais recente disponível.

Logo depois da instalação devemos posicionar o DHT11 para que funcione e, para isso, é só seguir a imagem abaixo 👇

Obs:. Lembrando que o pino de dados do DHT11 deve ser ligado ao pino 23 do ESP23.

Devemos colocar o código abaixo para executar o programa: 👇

/*****************************************************************************/
/*
* Programa baseado no programa original desenvolvido por Timothy Woo
* Tutorial do projeto original; https://www.hackster.io/botletics/esp32-ble-android-arduino-ide-awesome-81c67d
* Modificado para ler dados do sensor DHT11 - Bluetooth Low Energy com ESP32
*/

#include <BLEDevice.h>
#include <BLEServer.h>
#include <BLEUtils.h>
#include <BLE2902.h>
#include <DHT.h>
#include <iostream>
#include <string>

BLECharacteristic *pCharacteristic;

bool deviceConnected = false;

const int LED = 2; // Could be different depending on the dev board. I used the DOIT ESP32 dev board.

/*
* Definição do DHT11
*/

#define DHTPIN 23 // pino de dados do DHT11
#define DHTTYPE DHT11 // define o tipo de sensor, no caso DHT11

DHT dht(DHTPIN, DHTTYPE);

int humidity;
int temperature;

#define SERVICE_UUID "6E400001-B5A3-F393-E0A9-E50E24DCCA9E" // UART service UUID
#define CHARACTERISTIC_UUID_RX "6E400002-B5A3-F393-E0A9-E50E24DCCA9E"
#define DHTDATA_CHAR_UUID "6E400003-B5A3-F393-E0A9-E50E24DCCA9E"

class MyServerCallbacks: public BLEServerCallbacks {
        void onConnect(BLEServer* pServer) {
                  deviceConnected = true;
        };

        void onDisconnect(BLEServer* pServer) {
                deviceConnected = false;
       }
};

class MyCallbacks: public BLECharacteristicCallbacks {
        void onWrite(BLECharacteristic *pCharacteristic) {
                std::string rxValue = pCharacteristic->getValue();
                Serial.println(rxValue[0]);
                if (rxValue.length() > 0) {
                       Serial.println("*********");
                       Serial.print("Received Value: ");
                       for (int i = 0; i < rxValue.length(); i++) {
                                Serial.print(rxValue[i]);
                       }
                       Serial.println();
                       Serial.println("*********");
                }

                // Processa o caracter recebido do aplicativo. Se for A acende o LED. B apaga o LED
        
                if (rxValue.find("A") != -1) {
                                Serial.println("Turning ON!");
                                digitalWrite(LED, HIGH);
                }
                else if (rxValue.find("B") != -1) {
                                Serial.println("Turning OFF!");
                                digitalWrite(LED, LOW);
                }
        }
};

void setup() {
       Serial.begin(115200);
       pinMode(LED, OUTPUT);
       // Create the BLE Device
       BLEDevice::init("ESP32 DHT11"); // Give it a name
       // Configura o dispositivo como Servidor BLE
       BLEServer *pServer = BLEDevice::createServer();
       pServer->setCallbacks(new MyServerCallbacks());
       // Cria o servico UART
       BLEService *pService = pServer->createService(SERVICE_UUID);
       // Cria uma Característica BLE para envio dos dados
       pCharacteristic = pService->createCharacteristic(
              DHTDATA_CHAR_UUID,
              BLECharacteristic::PROPERTY_NOTIFY
        );

       pCharacteristic->addDescriptor(new BLE2902());

       // cria uma característica BLE para recebimento dos dados
       BLECharacteristic *pCharacteristic = pService->createCharacteristic(
               CHARACTERISTIC_UUID_RX,
               BLECharacteristic::PROPERTY_WRITE
       );

       pCharacteristic->setCallbacks(new MyCallbacks());

       // Inicia o serviço
       pService->start();

       // Inicia a descoberta do ESP32
       pServer->getAdvertising()->start();

       Serial.println("Esperando um cliente se conectar...");
}

void loop() {
       if (deviceConnected) {
             humidity = dht.readHumidity();
              temperature = dht.readTemperature();
             // testa se retorno é valido, caso contrário algo está errado.
             if (isnan(temperature) || isnan(humidity))
             {
                  Serial.println("Failed to read from DHT");
             }
             else
             {
                  Serial.print("Umidade: ");
                  Serial.print(humidity);
                  Serial.print(" %\t");
                  Serial.print("Temperatura: ");
                  Serial.print(temperature);
                  Serial.println(" *C");
             }
             char humidityString[2];
             char temperatureString[2];
             dtostrf(humidity, 1, 2, humidityString);
             dtostrf(temperature, 1, 2, temperatureString);
             char dhtDataString[16];
             sprintf(dhtDataString, "%d,%d", temperature, humidity);
             pCharacteristic->setValue(dhtDataString);
             pCharacteristic->notify(); // Envia o valor para o aplicativo!
             Serial.print("*** Dado enviado: ");
             Serial.print(dhtDataString);
             Serial.println(" ***");
       }

       delay(1000);

}


/*****************************************************************************/


Depois de compilar o código para o componente, é preciso executar o programa através do aplicativo Thunkable, mas antes disso, instale a extensão BLE através do link: http://iot.appinventor.mit.edu/assets/resources/edu.mit.appinventor.ble.aix

Importar através do passo-a-passo a seguir 👇


Escolha o arquivo baixado:


Após isso estará importado:


Agora é só testar o programa 😉👌




Agora iremos demonstrar como criar e utilizar um servidor wifi com o componte ESP32!

O projeto visa criar um simples servidor web no qual permite o controle de um LED através de uma página web.
O exemplo usado é o SimpleWifiServer, onde o sketch imprimirá um endereço IP no monitor serial do IDE que será utilizado para ligar e desligar o LED conectado ao ESP32.
Caso o seu ip seja 10.0.1.1

É necessario o código abaixo para executar o programa:
/*
 WiFi Web Server LED Blink

 A simple web server that lets you blink an LED via the web.
 This sketch will print the IP address of your WiFi Shield (once connected)
 to the Serial monitor. From there, you can open that address in a web browser
 to turn on and off the LED on pin 5.

 If the IP address of your shield is yourAddress:
 http://yourAddress/H turns the LED on
 http://yourAddress/L turns it off

 This example is written for a network using WPA encryption. For
 WEP or WPA, change the Wifi.begin() call accordingly.

 Circuit:
 * WiFi shield attached
 * LED attached to pin 5

 created for arduino 25 Nov 2012
 by Tom Igoe

ported for sparkfun esp32 
31.01.2017 by Jan Hendrik Berlin
 
 */

#include <WiFi.h>

const char* ssid     = "yourssid";
const char* password = "yourpasswd";

WiFiServer server(80);

void setup()
{
    Serial.begin(115200);
    pinMode(5, OUTPUT);      // set the LED pin mode

    delay(10);

    // We start by connecting to a WiFi network

    Serial.println();
    Serial.println();
    Serial.print("Connecting to ");
    Serial.println(ssid);

    WiFi.begin(ssid, password);

    while (WiFi.status() != WL_CONNECTED) {
        delay(500);
        Serial.print(".");
    }

    Serial.println("");
    Serial.println("WiFi connected.");
    Serial.println("IP address: ");
    Serial.println(WiFi.localIP());
    
    server.begin();

}

int value = 0;

void loop(){
 WiFiClient client = server.available();   // listen for incoming clients

  if (client) {                             // if you get a client,
    Serial.println("New Client.");           // print a message out the serial port
    String currentLine = "";                // make a String to hold incoming data from the client
    while (client.connected()) {            // loop while the client's connected
      if (client.available()) {             // if there's bytes to read from the client,
        char c = client.read();             // read a byte, then
        Serial.write(c);                    // print it out the serial monitor
        if (c == '\n') {                    // if the byte is a newline character

          // if the current line is blank, you got two newline characters in a row.
          // that's the end of the client HTTP request, so send a response:
          if (currentLine.length() == 0) {
            // HTTP headers always start with a response code (e.g. HTTP/1.1 200 OK)
            // and a content-type so the client knows what's coming, then a blank line:
            client.println("HTTP/1.1 200 OK");
            client.println("Content-type:text/html");
            client.println();

            // the content of the HTTP response follows the header:
            client.print("Click <a href=\"/H\">here</a> to turn the LED on pin 5 on.<br>");
            client.print("Click <a href=\"/L\">here</a> to turn the LED on pin 5 off.<br>");

            // The HTTP response ends with another blank line:
            client.println();
            // break out of the while loop:
            break;
          } else {    // if you got a newline, then clear currentLine:
            currentLine = "";
          }
        } else if (c != '\r') {  // if you got anything else but a carriage return character,
          currentLine += c;      // add it to the end of the currentLine
        }

        // Check to see if the client request was "GET /H" or "GET /L":
        if (currentLine.endsWith("GET /H")) {
          digitalWrite(5, HIGH);               // GET /H turns the LED on
        }
        if (currentLine.endsWith("GET /L")) {
          digitalWrite(5, LOW);                // GET /L turns the LED off
        }
      }
    }
    // close the connection:
    client.stop();
    Serial.println("Client Disconnected.");
  }
}





No projeto informar as credenciais abaixo e subir o código ao ESP32:

const char* ssid     = "yourssid";
const char* password = "yourpasswd";


Após isso irá aparecer  se o ESP32 está conectado ao wifi e seu endereço:


WiFi connected.
IP address: 
10.0.1.1

Abra o navegador, digite o endereço IP do seu ESP32 que irá mostrar a pagina web com a opção de ligar ou desligar o sensor 😉👌


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